Fispal Food Service chega a 2013 com projeções de crescimento para o setor de alimentação fora do lar

Fispal Food Service chega a 2013 com projeções de crescimento para o setor de alimentação fora do lar

Indicadores da Abia apontam que já passa dos 30% o faturamento do food service na indústria brasileira de alimentos. Vendas em supermercados entre novembro 2011/2012 subiram 12,39%

São Paulo, janeiro de 2013 – É evidente o crescimento do mercado de alimentação fora do lar. Há anos o setor food service brasileiro apresenta números ascendentes. De acordo com pesquisa do Data Popular, divulgada em janeiro de 2013, os gastos da classe média com alimentos e bebidas neste ano devem crescer 21% em relação a 2010, quando somaram R$ 181,8 bilhões. O novo valor projetado alcança R$ 220 bilhões. Esse dado corrobora informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que em relação às franquias de alimentação, por exemplo, em 2005 chegavam a 182 marcas. Cinco anos depois, em 2010, o número aumentou para 427 marcas e continua em plena expansão. São dados positivos como esse que preparam um cenário otimista para a 29ª edição da Fispal Food Service – Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar, de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Trata-se do ponto de encontro de todos os segmentos do food service – restaurantes, padarias, bares, lanchonetes, redes de fast food, sorveterias, supermercados, empresas de catering e de refeições coletivas, cozinhas industriais, buffets, entre outros. Em 2012 a feira, promovida e organizada pela BTS Informa Group, reuniu mais de 60 mil visitantes qualificados.

Considerada a maior feira do setor na América Latina, em 2013 o evento acontecerá simultaneamente à TecnoSorvetes – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional, à Fispal Café – Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro, ao Sial Brazil – Salão Internacional de Alimentação para a América Latina, e à Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, todos sob a gestão da BTS Informa Group. “Durante os quatro dias de evento conseguiremos destacar a ascensão deste mercado, com as soluções e novidades em produtos e serviços que serão apresentados por marcas nacionais e internacionais”, diz Clélia Iwaki, Group Director da BTS Informa.

Hoje, 30% da população brasileira se alimenta fora de casa. Para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os números também são dignos de comemoração. Em sua última pesquisa de vendas para o setor supermercadista, divulgada em 20 de dezembro de 2012, as estatísticas mostram vendas com alta de 2,13% em relação a novembro de 2012 e, em relação a novembro de 2011, registra-se crescimento de 12,39%. No acumulado do ano de 2012, as vendas cresceram 10,96%. E, pela primeira vez, o setor supera 30% na participação do faturamento interno da indústria de alimentos. O número divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) representa um terço de tudo que é produzido no Brasil.

Milhares de refeições por dia

Outros fatores também devem colaborar para que o mercado food service siga em franca expansão. A um ano da Copa do Mundo, o Ministério do Turismo chama atenção para a necessidade de infraestrutura gastronômica. Segundo o Ministério, o país deve receber três milhões de turistas brasileiros e mais de 600 mil estrangeiros. A recepção deve resultar em um aumento de 63 para 70 milhões de refeições por dia. Contudo, além desses eventos sazonais, o maior número de pessoas morando sozinhas e a ingressão de um maior número de mulheres no mercado de trabalho impulsionou o food service no Brasil.

As feiras reunidas nesse evento, como a TecnoSorvetes, indicam crescimento de diversos setores da gastronomia que ganham mais relevância. A Associação Brasileira da Indústria do Sorvete (Abis) revela que, até 2011, foram consumidos 1,167 bilhões de litros de sorvete no Brasil, um crescimento de 70,36% desde 2003. Em uma grande rede de supermercados do Rio de Janeiro, a Zona Sul, durante 2012 a venda de sorvetes premium chegou a quase 60% das vendas do alimento. Recentemente divulgado na mídia, o Walmart informou que as vendas de linhas de sorvete de iogurte cresceram mais de 60%, e empresa dobrou sua participação na categoria de sorvetes entre janeiro e novembro de 2012, em relação a 2011. Desde 2009, 23 novas redes passaram a comercializar o produto à base de iogurte.

A Fispal Café também pode celebrar uma trajetória de crescimento de seu segmento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), os brasileiros continuam aumentando o consumo de café. No período entre maio de 2011 e abril de 2012 a Abic registrou o consumo de 19,975 milhões de sacas, crescimento de 3,05% em relação ao período anterior correspondente (maio 2010/abril 2011). Isso prova que o Brasil passou a consumir 592 mil sacas a mais no período analisado. A associação também divulgou o consumo per capita entre os meses estudados, mostrando que o brasileiro consumiu 4,94 kg de café torrado – o que significa 83 litros para cada cidadão. Assim como outros setores do food service, o consumo de café é influenciado pelo maior número de pessoas comendo fora de casa, e consumindo a bebida de maneiras diversificadas.

Tantos dados positivos fazem da Fispal Food Service uma oportunidade única em que empresas expositoras e decisores de compras do setor têm de entrar em contato, criando oportunidades de ampliação da rede de relacionamento e de fechar bons negócios.

Serviço

Fispal Food Service

29ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar

Data: 25 a 28 de junho

Horário: das 13h às 21h

Local: Expo Center Norte – São Paulo

www.fispalfoodservice.com.br

Sobre a BTS Informa

Segunda maior promotora de feiras do País, a BTS Informa consolida-se como a principal promotora voltada para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina, com feiras e publicações que são referência no mundo inteiro.

Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Fispal Café, ABF Franchising Expo, TecnoSorvetes, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, Serigrafia, FispalFood Service Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste. Na área editorial é responsável pela publicação da Revista Nacional da Carne, Leite e Derivados, Silk–Screen e Sign quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos.

A BTS possui escritórios em São Paulo (sede), Curitiba e Recife, nos quais conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para investir em novas oportunidades e conquistar espaços que façam de seus produtos a porta de entrada para quem quer fazer negócios na América Latina. Informações: www.btsinforma.com.br

Sobre o Informa Group

O Informa Group tem uma atuação global, em 40 países, na promoção de feiras e eventos em importantes setores econômicos, como saúde, energia, imobiliário, marítimo, transporte e finanças. Empresas, profissionais e acadêmicos de todo o mundo têm participado dos mais de 10 mil eventos (de treinamentos técnicos para executivos a feiras) e das 200 feiras organizadas, anualmente, pela Informa Exhibitions, divisão da Informa plc.

Em seu portfólio estão marcas consolidadas como: IPEX, Monaco Yacht Show, Vitafoods, Cityscape, Arab Health, The World Sugar and Ethanol Congress, The World Fruit Juice Congress, Angra Middle East e Rice Africa.

O grupo,com o suporte de seus 150 escritórios localizados no Brasil, Inglaterra, Emirados Árabes, Índia, Singapura, China e Áustrália, emprega mais de 8 mil pessoas, e a sua divisão de publicações acadêmicas e técnicas tem 55 mil títulos catalogados. Mais informações: www.informaexhibitions.com / www.informa.com

Informações para a imprensa
2PRÓ Comunicação
btsinforma@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Monica Agnello – monica.agnello@2pro.com.br

Tels. (5511) 3030-9463 / 3030-9435 / 3030-9404
www.2pro.com.br

Para mais informações, acesse o site http://www.fispalfoodservice.com.br/


Voltar para notícias